Caindo o Wi-Fi constantemente? Saiba que pode ser a localização do seu roteador. Neste post vamos dar dicas e orientações para melhor sua rede sem fio.
Jogos on-line, streaming em 4k ou até mesmo reuniões de trabalho, ter uma internet rápida e estável em qualquer momento é primordial nos dias de hoje. Pois, tanto para trabalho quanto para lazer ter uma internet rápida e uma Wi-Fi robusto é essencial.
Contudo, se você utiliza a Wi-Fi para a maioria dos seus dispositivos e encontra travamentos e lentidão constante, pode ser a localização do seu roteador Wi-Fi. Afinal, nem sempre onde o técnico da operadora instalou o roteador é o melhor lugar em sua casa, para isso temos dicas simples para melhorar sua conexão sem fio.
Sobretudo, nem todos os roteadores Wi-Fi são iguais, alguns tem melhor alcance, outros tem velocidades maiores, dependendo muito do modelo, quantidade de antenas e tecnologia embarcada. Em casas menores ou apartamentos apenas um roteador pode ser suficiente, dando cobertura a toda a residência.
Se você possui o roteador Wi-Fi que tenha mais de 5 anos, considere comprar um novo com tecnologia e hardware mais atuais. Os modelos mais recentes possuem suporte a 802.11ax ou Wi-Fi 6, embora já exista roteadores com Wi-Fi 7 disponíveis no mercado.
Para casas maiores ou com vários andares o ideal seria uma rede mesh, com dois ou mais roteadores integrados formando uma única rede Wi-Fi. Um excelente roteador Wi-Fi Mesh é o TP-LINK Deco X20 possuem suporte a Wi-Fi 6.
Normalmente os roteadores são instalados ao lado da parede próximo a saída do cabo de internet, nem sempre esse é o melhor lugar. Contudo, a comodidade de deixar tudo onde o técnico fez a instalação pode te trazer problemas no futuro.
Se possível antes da instalação realizada pelo técnico, defina um lugar central em sua casa para a instalação do equipamento. Evite colocar nos cantos e próximos a parede.
Especialmente coloque o roteador Wi-fi em um lugar alto, pois o sinal Wi-Fi tende a se propagar mais forte para baixo, melhorando a cobertura do sinal. Você pode colocar em estantes ou na parede, se possível colocar no teto seria o ideal.
Você pode pesquisar e encontrar diversos tipos de suporte para roteadores, tanto para teto quando para a parede. Também é possível encontrar suportes específicos para o seu roteador.
A rede elétrica e eletrônicos, principalmente eletrônicos grandes, ou objetos construídos de metal interferem muito no sinal da rede Wi-Fi. Quanto menor for a obstrução e a interferência do sinal, melhor será a qualidade e velocidade de sua rede Wi-Fi.
Evite ao máximo colocar perto de micro-ondas , pois o micro-ondas emite sinal forte na mesma banda de 2,4 GHz dos roteadores sem fio. Contudo, outro problema também é colocar atrás de televisores grandes, os televisores podem gerar interferência eletrônica e até mesmo bloquear o sinal.
A água é também um grande bloqueador de sinal, caso possua aquário, evite colocar o roteador perto ou que fique entre seu dispositivo e seu roteador Wi-Fi.
Enfim, com todas as dicas informadas nesse post não melhorar seu sinal de Wi-Fi, você poderá estar utilizando softwares de mapeamento de Wi-Fi. Com esses softwares você poderá identificar pontos fracos em sua residência e melhorar o posicionamento do seu roteador. Um software excelente que recomendamos é o NetSpot.